top of page
  • mkt682

Conhece a tecnologia Touch-Screen? Veja as diferenças do Touch resistivo e capacitivo.




Em resumo, o Touch-Screen ou Touch-Panel é um painel sensível ao toque, ou seja, além da visualização na tela, o usuário pode interagir tocando na própria tela que responderá ao comando de acordo com o local que foi tocado. Ou seja, o Touch-Screen possibilita maior interatividade e, dependendo do projeto, pode-se criar um produto mais intuitivo quando se comparado a telas sem o Touch-Screen. É uma tecnologia que integra não só sensores na tela, mas também programas e interfaces específicas. Há dois tipos de telas que são facilmente encontradas no mercado de displays LCD, conheça:

  • Touch-Screen Resistivo

São as mais utilizadas para equipamentos industriais e também as mais simples se tratando de sistema Touch-Screen. O Touch-Screen resistivo é composto por várias camadas e, entre estas camadas, por duas camadas de material condutor de eletricidade. Conforme pressionamos a tela, estes materiais fazem contato, dessa forma, funcionam através de pressão na tela que é reconhecida e traduzida como um comando específico. Essa tecnologia é mais utilizada, por exemplo, no segmento de automação comercial, automação industrial, setor agrícola, setor médico-hospitalar, segmento de fisioterapia e estética.










  • Touch-Screen Capacitivo

São mais utilizadas para equipamentos destinados ao consumidor final. Normalmente o material do Touch-Screen capacitivo é um óxido fraco que é alimentado com uma pequena tensão, de modo a acumular energia (efeito conhecido como capacitância). Ela funciona a partir de uma camada carregada de eletricidade, conhecida como camada capacitiva, posicionada sobre o painel do monitor. Ao se tocar na tela, parte desses elétrons é transmitida para o seu dedo, como se fosse um pequeno choque, mas muito leve a ponto de não se perceber. O computador então entende essa pequena descarga de eletricidade naquele ponto e calcula as coordenadas, que então são traduzidas como um comando para a tela. É a tecnologia utilizada nos celulares e tablets. No entanto, o Touch-Screen capacitivo esta se popularizando nos últimos anos e vem sendo utilizado em diversos tipos de equipamentos.









  • Diferenças principais

A principal diferença entre o Touch-Screen resistivo e o capacitivo é que o resistivo funciona com um estímulo mecânico (tem que pressionar a tela) e o capacitivo não. Com relação a precisão no toque, atualmente as duas tecnologias estão bem parecidas, com ótima precisão. A escolha de uma ou de outra tecnologia vai depender da aplicação.


Entre em contato e conheça as telas com Touch-Screen da AGT.

133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page